segunda-feira, 12 de agosto de 2013

random things #11

Apontamentos de Viagem


Paisagem Açoreana

                                         
Uma Paz Indiscritível


    Lagoa do Fogo




Chá  Verde Gorreana 

(chá tradicional dos Açores)


Golfinhos Pintados



Cachalote

Todas as presentes fotografias foram tiradas por mim

Este ano voltei a ter a oportunidade de ir aos Açores, sendo que desta vez a paragem foi em São Miguel. No mínimo, adorei. Desde Ponta Delgada, a Vila Franca do Campo, passando pela Ribeira Grande e outras; visitei as Furnas, as Sete Cidades e o Parque Terra Nostra. Lindo, maravilhoso, superou as minhas expetativas.

Ontem, último dia da minha estadia, fui novamente à aventura e desfrutei da maravilhosa experiência da observação de cetáceos. Embora não tivesse observado tantos animais como quando viajei até à Terceira, gostei imenso e aprendi imensas curiosidades sobre os golfinhos com a bióloga marinha que nos acompanhou. Uma dessas curiosidades não podia deixar de partilhar aqui. Sabiam que em quase todas as espécies de golfinhos, as golfinho fêmeas quando dão à luz a primeira cria, entregam esta a uma golfinho fêmea mais experiente? É verdade. A primeira respiração da cria é a mais importante, pelo que as recém-mamãs têm de aprender com as mais velhas como se cuida da cria, a fim de evitar problemas. Quando existem grupos de golfinhos em que não há fêmeas experientes, o mais certo é as crias morrerem. Achei este facto, realmente extraordinário.

Fiquei com pena de não ter desfrutado melhor do Parque Terra Nostra e de não ter ido visitar a Caldeira Velha.

O mais certo é voltar aos Açores. Espero voltar a São Miguel, mas as próximas viagens deverão incidir nas ilhas do Pico e do Faial. 


Até à próxima, Açores.

2 comentários:

  1. olá Patrícia! wow, mas que espanto que eu tive ao ver um comentário teu :D sim, estou de volta, espero que desta vez seja para valer! que fotografias bonitas :) beijinho*

    ResponderEliminar
  2. ora essa :) acho que já dá, se quiseres tenta outra vez. bisou*

    ResponderEliminar