sexta-feira, 1 de julho de 2011

Amizade; o que é isso? parte I


Tenho-me deparado nos últimos tempos, que vivemos numa sociedade demasiado "agarrada" a promessas de amizades duradouras e "para sempre", justificadas com infinitos textos e declarações que servem de descrições a fotografias colocadas nas redes sociais. Não é que possua algo contra ou a favor, mas pergunto-me: será tudo isso necessário? Com o tempo e a ainda curta experiência de vida que tenho, percebi que não.

Grande parte de tais textos e declarações não passam de máscaras que tentam cobrir as verdadeiras identidades das pessoas ou esconder ressentimentos e compensar frustrações e complexos. Esta é a opinião que tenho, embora creia que a maioria de nós já agiu assim, com essa necessidade. Eu própria admito isso, não sejamos hipócritas.
No entanto, quando gostamos de alguém, quer esse sentimento se manifeste através de amor ou amizade, e, o sentimento de outrem por nós é recíproco devemos preservar ambos: o sentimento e esse alguém. E a minha teoria de preservação não passa de maneira alguma por manifestar os nossos afectos através das infinitas declarações colocadas nas descrições de fotografias, do facebook, por exemplo. Isto porque, ao fazermos isso acabamos por banalizar a declaração, a fotografia e até o próprio momento que ela representa ao estarmos a partilhá-la com dezenas, centenas ou mesmo, milhares de pessoas, onde a grande maioria nem se quer nos é nada.
Não se trata de vergonha, embaraço ou medo do que os outros possam pensar ou dizer.
Trata-se de intimidade que é algo que muitos de vocês ainda desconhecem.

3 comentários:

  1. Olá, olá! Vais ao google, metes 'bloqueadores da tecla direita do rato para blogger' e escolhes um dos milhentos códigos que lá te vão aparecer.

    ResponderEliminar
  2. Não, mas depois seja qual foi o site que escolhas está lá a explicar tudo direitinho (:

    ResponderEliminar