segunda-feira, 13 de maio de 2013

random things #9

problema de expressão, o porquê


Há já algum tempo que ando para falar um pouco sobre o blog. Este mês, o blog faz três anos e achei que seria uma boa ocasião para tal acontecer.

A decisão de iniciar um blog proveio das influências (positivas!) duma amiga, autora dos blogs Uninvited e Zahir. Inicialmente, o meu blog tinha um teor muito biográfico, demasiado biográfico. Quando olho para trás e releio excertos antigos de textos que aqui escrevi e publiquei, penso "como pude publicar aqui isto?!". Hoje seria completamente impensável. Mudei muito desde então. A minha escrita inicial aqui publicada revela, na minha opinião, ingenuidade, inocência, imaturidade e até alguma insegurança. Além disso, revela também uma enorme falta de conhecimento de mim própria e da minha forma de ser. Inicialmente, cheguei-me a definir como tendo um "temperamento frio", algo que considero completamente fora de questão nos dias de hoje. Em contrapartida, considero-me atualmente uma pessoa muito, mas mesmo muito, emocional. Em relação à demonstração e expressão dessas emoções e sentimentos, poderá aí residir o meu problema. Mas como diz a minha professora de matemática, "aí a conversa já é outra!".

O blog passou por uma fase em que raramente cá vinha. Deixei de escrever completamente. Digamos que foi uma fase de transição. O ano passado decidi que passaria a tirar mais proveito deste meio, já que o adoro completamente. Hoje, as publicações não se reduzem a posts de textos e afins. Até porque, como já atrás referi, deixei de publicar textos com teor demasiado biográfico. Os textos que atualmente aqui publico possuem um caráter semi-autobiográfico, tendo à mistura um pouco de sonho, de dúvida, de incerteza e, normalmente, repletos de uma intensa carga sentimental. Contudo, como poderão ver o blog deixou de ser um espaço somente para a publicação dos ditos textos. Hoje, dou um bocadinho mais de mim. Publico música, citações, cinema, fotografia, coisas com as quais realmente me identifico e, sobretudo, publico muito amor. Além disso, passei a fazer com alguma frequência "propaganda" ao meu tumblr. As vezes que o fiz não foi de todo em vão. Na verdade, considero o meu tumblr um complemento ideal do meu blog. 

E a questão pela qual alguns de vocês se calhar já se interrogaram: problema de expressão, porquê?

Pois é, o título do blog advém dessa mesma caraterística minha que reside no facto de ter alguma dificuldade em revelar por inteiro sentimentos íntimos. Além disso, é o nome de uma canção que adoro, problema de expressão, dos Clã.

Para concluir, tenho a dizer que ando a pensar em criar uma nova "etiqueta" onde talvez irei expor a minha opinião sobre diversos conteúdos, como se fosse uma crónica. Mas esse é um assunto sobre o qual ainda vou ter muito que refletir. 

E mesmo, mesmo para terminar, aproveito para partilhar a dita canção, que não poderia ser no momento mais adequado!... Enjoy.



1 comentário:

  1. Te entendo muito bem! Passei pela mesma situação, até recentemente. Fiquei muito muito muito tempo sem mexer no blog, sem publicar, sem ler posts de outras pessoas, sem ao menos lembrar da existência de alguns dos meus próprios. Quando voltei, foi um baita estranhamento! haha Me senti como voccê descreveu: enxerguei muita inocência, fontes de inspiração totalmente diferentes das atuais! É incrível, mas semprre podemos mudar e tornar o espaço um lugar que tem mais a nossa, cara não é? E por isso foi que resgatei o meu no início desse ano (fico muito feliz com isso) (:
    Gostei muito do post *:

    ResponderEliminar