sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Selo - 2013 Literário


Retirei este selo do blog Letra a letra, olhos nos olhos.

Regras:
- Quem receber este selo deve indicar no mínimo dois livros que gostou de ler em 2012 e pelo menos três que deseje ler em 2013 (não existe limite máximo de livros a serem indicados);
- Também é preciso dizer o nome e o link de quem recebeu o selo e oferecê-lo a mais de 10 pessoas, dando assim sequência ao projeto e incentivo à leitura.

Livros que mais gostei em 2012:
- Os Maias, Eça de Queiroz
- Rio das Flores, Miguel Sousa Tavares
- Persuasão, Jane Austen 
- O Crime do Padre Amaro, Eça de Queiroz

Livros que pretendo ler em 2013:
- Livro do Desassossego, Bernardo Soares (ou se preferirem, Fernando Pessoa)
- O Livro de Mágoas, Florbela Espanca
- Diário do Último Ano, Florbela Espanca
- O Monte dos Vendavais, Emily Brontë
- O Primo Basílio, Eça de Queiroz
- Mulheres Perdidas, J.D. Christian
- Sábado à Noite, Domingo de Manhã, Alan Silitoe
- À Procura de Alasca, John Green
- O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago

Ah!... É necessário dizer que pretendo fazer toda a coleção da Obra Essencial Fernando Pessoa da Editora Assírio & Alvim. Já tenho o primeiro volume de sete!

Blogs a quem dou este selo:
Vou infringir a regra, posso? 

O selo é livre para quem o quiser levar. Infelizmente, quando se convida alguém para este tipo de desafios, nem sempre esses convites são aceites. Ou por não fazer o género de selo de alguém, pois os gostos variam imenso, ou por uma outra qualquer razão, entre inúmeras delas possíveis. A leitura, em Portugal, é ainda um gosto restrito comparativamente a outros países da Europa. É necessário, fomentá-la, certo... Mas os portugueses neste aspeto são um pouco obtusos e aquilo para o qual têm sempre a mente aberta é, por exemplo, o futebol (também adoro futebol, atenção!...). Mas é necessário despertar o nosso cérebro para outras coisas, também. 

Arte, Cinema, Música e Literatura são sempre uma excelente opção. 

2 comentários:

  1. Adorei o que escreveste no fim!... É que é mesmo isso.
    Btw, se vais ler Emily Brontë, deixa-me aconselhar-te a irmã, Charlotte Brontë: lê Jane Eyre, se ainda não leste. Foi um dos melhores livros que já li e por isso é que me virei para o Monte dos Vendavais, que já espreitei e me parece igualmente espetacular :)

    Bom, se queres saber, há três autores cuja escrita admiro ao ponto de quase babar: Eça de Queiroz, Charlotte e Emily Brontë. E é isto. :D

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Ah!... E Fernando Pessoa é genial. Genial. Não me venham com tretas de que ele escrevia as coisas que escrevia porque era doente. Não consigo acreditar que seja só por isso. O facto de ele se dividir em várias personalidades, talvez seja, mas é preciso ter talento para escrever como ele escrevia.

    ResponderEliminar