domingo, 17 de fevereiro de 2013

random things #8

Fotografia, uma paixão


Gosto muito de fotografia. 

Esta paixão ou hobbie, como lhe queiram chamar, surgiu em mim muito cedo. O meu pai sempre gostou imenso de fotografia e de fotografar e, involuntariamente, transmitiu-me o seu gosto. 
Aos 12 anos, os meus pais ofereceram-me a minha primeira máquina, uma Sony CyberShot W125, rosa clarinho, muito prática e feminina. Desde aí, o meu gosto pela fotografia foi crescendo gradualmente.


Há cerca de 2 anos, fiz o meu primeiro mini-curso de fotografia, juntamente com o meu pai, através do site Olhares. Gostei imenso, permitiu que aprendesse as bases essenciais e que melhorasse a minha técnica, bem como a capacidade de ver para além da imagem. Sim, porque fotografar vai bastante mais além de um simples clique. Infelizmente, a era digital da fotografia, apesar das suas múltiplas vantagens, contribuiu também para a banalização desta arte. Irrita-me profundamente, a insensibilidade e a ignorância de algumas pessoas em "apreciarem" uma fotografia como se esta fosse, somente, um produto de uma máquina xpto. Obviamente, não podemos desprezar a influência da qualidade do equipamento fotográfico no produto final, mas, fotografar é muito mais do que isso. Fotografar é conseguir captar a alma das pessoas e das coisas. É captar o detalhe, a emoção e o sentimento que cada rosto e cada objeto transmite. Sim, porque as coisas também têm alma. Nós é que andamos demasiado distraídos e não nos apercebemos, mas elas existem e estão lá, nas coisas. E fotografar é isso. É preciso ter amor e prazer na dedicação a esta arte, mas também humildade, simplicidade, tal como em todas as outras.

A máquina que tenho atualmente é ainda bastante simples. Contudo, aprendi alguns truques e técnicas para poder tirar o melhor partido possível da qualidade que ela pode oferecer. De vez em quando, lá vou confiscar a do meu pai, mas em 95% das vezes utilizo a minha. Neste momento, ando a juntar dinheiro para comprar uma reflex. Pessoalmente, prefiro Nikon, mas esta preferência é baseada em parte por laços afetivos, sendo que, tenho que admitir que nunca pesquisei arduamente sobre a qualidade de outras marcas.


E tendo em conta que estamos numa de fotografia, aproveito para dar os meus parabéns ao fotógrafo Daniel Rodrigues que ganhou o primeiro prémio da categoria Daily Life do concurso de 2013 do World Press Photo - muitos Parabéns, Daniel! Atualmente, o Daniel encontra-se desempregado e teve necessidade de vender grande parte dos seus equipamentos fotográficos... Nem imagino a angústia que tal terá causado. Este país - correção -, este governo e estes governantes são uma autêntica tristeza. 

Vejam se acordam para a vida, meus caros.

Sem comentários:

Enviar um comentário