domingo, 26 de agosto de 2012

text #3

Gavetas de pássaros


Somos cómodas, gavetas, camiseiros, guarda-roupas ou contadores. O que lhes quiserem chamar, mas somos. Guardamos histórias, momentos e pessoas. Conservamos vozes, sonhos, erros, sabedoria, experiência de vida. Conservamo-nos a nós próprios. E arquivamos sorrisos, lágrimas, vitórias, derrotas, tristezas e alegrias. E mais ainda, colecionamos! Colecionamos cheiros e aromas. Colecionamos imagens! Imagens daquele lugar onde fomos tão felizes e que jamais esqueceremos ou daquele lugar onde cometemos tamanha loucura, que tal ainda parece inacreditável. Ou ainda daquele lugar. Daquele lugar que inevitavelmente nos remete a uma dor profunda e nos provoca um agoniante nó na garganta. 
De nada nos adianta afirmar que somos um livro aberto para o mundo, porque não somos. Somos, muito pelo contrário, um diário fechado a sete chaves ou um tesouro escondido e envolvido pela areia e águas salobras de uma ilha deserta, à espera de alguém corajoso pronto a descobrir-nos e fazer de nós o pote de ouro no final do arco-íris.
Somos o pôr-do-sol do outro lado do planeta e somos também a galáxia mais distante da face da Terra.
Mas porquê? Por que é que somos assim? 

Porque somos humanos, inequivocamente falíveis, inseguros de nós próprios e da sociedade onde estamos inseridos. Temos medo de tudo e mais alguma coisa. Não deixamos (quase) ninguém espreitar o nosso interior e apreciar como este é belo e vulnerável. Escondemo-nos e retraímo-nos mais e cada vez mais, até ao ponto em que já não aguentamos e as paredes do nosso corpo cedem. Dá-se uma explosão, um big-bang e uma incomensurável quantidade de energia irrompe do nosso interior, da nossa alma e do nosso coração. As gavetas colecionadoras de medos e segredos ardem e os pássaros que habitam o seu interior voam para sempre. 
E então, somos finalmente livres para o mundo e para quem nos rodeia. Somos a verdade nua e crua. Somos a realidade. Já nada temos a perder porque já nada há para ganhar. Somos nós.
Mas porquê? Por que é que somos assim? Por que é que fazemos da vida um esconderijo daquilo que somos para um dia talvez cedermos? Porquê? 
Porque somos dominados pelo medo e a insegurança. 
E, sobretudo, porque somos humanos, inequivocamente falíveis, simplesmente... humanos.


1 comentário: